O futuro da Gestão dos Buffets Infantis e Casas de Festas no Brasil.

Por Hubert Krause

 

Olá amigo(a) leitor(a). A convite do Buffet Mais escrevo um breve texto sobre um assunto que tenho me dedicado nos últimos 15 anos da minha vida: Gestão de Buffets Infantis.  Seria mal-educado de minha parte não me apresentar, meu nome é Hubert Krause, atuo como  consultor e trabalho com assessoria, cursos e treinamentos voltados para gestão de Buffets Infantis e as Casas de Festas por todo o país.

Os Buffets Infantis e as Casas de Festas são empresas com fins lucrativos prestadoras de serviços e produtos para festas e eventos. Dentre os serviços estão a acomodação (o espaço e o ambiente), a recepção (a mão de obra), o entretenimento (a diversão). Dentre os produtos está a alimentação (o cardápio).  A preocupação com os detalhes nestas quatro formas de atender o cliente é fundamental para se conseguir a hospitalidade (a arte de receber) tão desejada pelos gestores dos empreendimentos.

Entretanto, em contato com muitos destes profissionais um assunto é unânime: a falta de qualificação da mão de obra compromete a prestação do serviço e consequentemente a fidelização de clientes. Esta afirmação vem de encontro as inúmeras reclamações publicadas no site Reclame Aqui de consumidores insatisfeitos em razão da péssima qualidade dos serviços prestados pelos os Buffets infantis e as Casas de Festas. A verdade, caro leitor, é que este problema é um gargalho do Brasil e não do setor de festas, quase todos os segmentos produtivos da economia nacional hoje sofrem com esta situação.

Constato que independentemente do tipo de negócio a relação patrão x empregado continua a mesma de décadas passadas: patrões esperam o comprometimento de seus subordinados, enquanto estes esperam a empatia de seus superiores.  Agora, voltando para o nosso setor, me questiono: o que um gestor de Buffet Infantil ou Casa de Festa pode fazer para sofrer menos com a falta de qualificação e o baixo nível de comprometimento de seus funcionários, sejam eles fixos ou free lancers?

Não existe uma única resposta para esta questão. Diferentes tentativas de soluções e estratégias podem ser realizadas, tais como: o desenvolvimento de treinamentos constantes, melhorias no processo seletivo dos candidatos as vagas, planos de carreira para os colaboradores já atuantes e etc., ações as quais trariam possíveis resultados positivos aos empreendimentos. Todavia, a solução mais eficaz atualmente tem sido aquela que têm conseguido reunir e padronizar diferentes tipos de estratégias, que antes eram realizadas de forma pontual e que agora a partir da implantação de uma ‘’ Gestão de processos’’ acontecem periodicamente.

Uma cultura de gestão de processos contribui para uma padronização dos procedimentos internos do Buffet Infantil ou da Casa de Festa, iniciativa a qual diminui a dependência do empreendimento no colaborador e em suas habilidades técnicas. Desta forma todos os colaboradores que receberem o treinamento de como executar de forma padrão aquele ou outro procedimento estarão aptos a executar aquela ação, os gestores não ficarão mais reféns de colaboradores específicos para determinada ação. E isto pode ser estendido por todos os setores, tais como: procedimentos padrões na operação de brinquedos, na manipulação de alimentos, no atendimento a clientes e etc.

Por fim, espera-se que assim a cultura de processos favoreça para a diminuição do   acontecimento de falhas e imprevistos durante a realização das festas e dos eventos, esta redução de erros se reverterá em clientes mais satisfeitos, menos frustrados e muitos mais propícios a fidelização.

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho, acesse o www.hubertkrause.com.br

Grande abraço

 

Hubert Krause atua como consultor em negócios do Entretenimento e Diversão há 15 anos. Dentre seus principais clientes estão o Ministério do Turismo, Casa X, Parque da Xuxa, Parque da Mônica, Sofitel Jequitimar, Rede Bourbon e mais de 500 buffets infantis e Casas de Festas do país. É o 1o. Bacharel em Lazer e Indústria do Entretenimento do Brasil, Especialista em Docência para o Ensino Superior, Mestre em Hospitalidade. Professor Universitário nos cursos de Graduação e Pós Graduação. Autor do Livro: Ganhe Dinheiro Brincando: Recreação em festas e eventos. Realizador do Seminário de Buffets Infantis, o maior evento de capacitação profissional do setor. Criador do Portal www.consultoriadadiversao.com.br, o primeiro site de conteúdo específico para o setor do entretenimento.